Proposta pedagógica
Construtivista

A proposta pedagógica construtivista, desenvolvida principalmente por Jean Piaget, é uma abordagem educacional que se baseia na ideia de que os alunos são agentes ativos na construção do conhecimento. Essa abordagem enfatiza que a aprendizagem não é um processo passivo de absorção de informações, mas sim um processo ativo em que os alunos constroem seu entendimento a partir de suas próprias experiências e interações com o ambiente e com outras pessoas. Aqui estão alguns pontos-chave dessa abordagem:
Aprendizagem como construção ativa: No construtivismo, a aprendizagem é vista como um processo em que os alunos constroem ativamente seu conhecimento. Eles não simplesmente absorvem informações, mas sim interpretam, organizam e dão significado ao que aprendem.
Experiências e interações: Os alunos aprendem melhor quando estão envolvidos em experiências significativas e interações com o mundo ao seu redor. Isso pode envolver atividades práticas, projetos de pesquisa, discussões em grupo e outras formas de engajamento ativo.
Papel do professor: O papel do professor no construtivismo é o de um facilitador ou guia. Em vez de ser a fonte única de conhecimento, o professor ajuda os alunos a explorar e descobrir conceitos, fazendo perguntas, fornecendo recursos, estimulando o pensamento crítico e oferecendo apoio quando necessário.
Aprendizagem significativa: A aprendizagem é mais eficaz quando os alunos podem relacionar novas informações ao seu conhecimento prévio. O construtivismo valoriza a criação de conexões significativas entre conceitos, o que ajuda a tornar o aprendizado mais duradouro.
Autonomia do aluno: O construtivismo promove a autonomia do aluno, incentivando-os a assumir a responsabilidade por sua própria aprendizagem. Isso envolve a capacidade de definir metas, planejar o próprio processo de aprendizagem e avaliar o progresso. Desenvolvimento de habilidades cognitivas: A abordagem construtivista enfatiza o desenvolvimento de habilidades cognitivas, como o pensamento crítico, a resolução de problemas, a criatividade e a tomada de decisões informadas. Os alunos são encorajados a questionar, explorar, experimentar e refletir sobre o que estão aprendendo.