Proposta pedagógica
Waldorf

Rudolf Steiner, o fundador da pedagogia Waldorf, desenvolveu esse método com base em uma compreensão profunda do desenvolvimento humano, considerando os aspectos espirituais, cognitivos e emocionais da criança. Os três pilares fundamentais do método Waldorf, que você mencionou (pensar, agir e querer), são uma parte central dessa abordagem.
Pensar: O desenvolvimento do pensamento é estimulado através do currículo Waldorf, que é projetado para ser rico em conteúdo acadêmico, artístico e prático. As crianças são encorajadas a explorar temas de forma profunda e holística, desenvolvendo sua capacidade de análise, reflexão e imaginação. O ensino é frequentemente baseado em histórias e abordagens criativas que cativam a mente das crianças.
Agir: O componente prático do aprendizado é enfatizado na pedagogia Waldorf. Isso inclui atividades manuais, artesanato, jardinagem e trabalhos agrícolas, dependendo da faixa etária das crianças. Essas atividades não apenas desenvolvem habilidades práticas, mas também promovem a concentração, a coordenação motora e a conexão com o mundo ao redor.
Querer: O terceiro pilar, “querer”, se refere ao desenvolvimento da vontade e da moralidade. A pedagogia Waldorf busca educar crianças que não apenas adquiram conhecimento, mas também tenham uma compreensão profunda de valores éticos e morais. Os professores trabalham para cultivar a capacidade das crianças de tomar decisões conscientes, exercer a liberdade responsável e agir de forma compassiva em relação aos outros e ao mundo.

Além desses pilares, a pedagogia Waldorf também enfatiza a importância do contato com a natureza e a conexão com os ciclos naturais, incorporando atividades ao ar livre e um respeito pela ecologia. A educação Waldorf é altamente personalizada, adaptando-se ao estágio de desenvolvimento de cada criança, permitindo que elas cresçam de acordo com seu próprio ritmo.
A relação entre professor e aluno na educação Waldorf é fundamental. Os professores acompanham os alunos por vários anos, criando um ambiente de segurança e confiança que permite um aprendizado significativo e uma educação que vai além do simples acúmulo de informações.